Como ser um bom líder de jovens

Como ser um bom líder de jovens
 

Se Deus o chamou para liderar a juventude da sua igreja, é natural que em seu coração haja uma preocupação latente intitulada “como ser um bom líder de jovens”.

Como bons servos, devemos desejar fazer o nosso melhor, servir com excelência, “fazer a diferença” à frente de determinado ministério.

Quando a Bíblia diz que tudo o que fizermos, devemos fazer de todo o coração, como se estivéssemos fazendo para o próprio Deus (Colossenses 3:23), nos ensina que o padrão de qualidade daquilo que fazemos em prol do Reino deve ser alto. Quando fazemos para o nosso Senhor, fazemos o nosso melhor, com todas as nossas forças e diligentemente.

Por isso, neste conteúdo, queremos refletir sobre o tema “Como ser um bom líder de jovens”, e para isso buscamos na bíblia 7 princípios bíblicos para ajudá-lo a servir, como se estivesse servindo ao próprio Deus, dando o seu melhor e com a certeza de que está fazendo a vontade do Pai.

Veja também 10 ideias para grupo de jovens

 

7 princípios bíblicos para ser um bom líder de jovens


1. Servir com alegria

Servi ao Senhor com alegria. (Salmos 100:2)

A Bíblia nos ensina a servir ao Senhor com alegria. Sirva com alegria e os jovens a sua volta também o farão. A alegria é contagiante e agrada a Deus.

 

2. Servir com amor

Todas as vossas coisas sejam feitas com amor. (1 Coríntios 16:14)

A força motriz do ministério de jovens é o amor. Ame a Deus, ame o ministério, ame os jovens. Sirva com amor e os jovens a sua volta também o farão. Assim como a alegria, o amor é contagiante e agrada a Deus.

O amor é um sinal de que a chama está acesa, se em algum momento você sentir que falta “amor”, então verifique se a chama não está apagando. Não deixe a chama apagar, volte ao primeiro amor!

 

3. Servir agradavelmente, com temor e reverência

Por isso, recebendo nós um Reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e temor.

(Hebreus 12:28)

A Bíblia no orienta a segurar com firmeza a GRAÇA que nos foi dada, pela qual servimos a Deus de modo agradável, com reverência e temor.

 

4. Servir com sabedoria

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15)

A Bíblia nos orienta a conhecer a fundo a palavra da verdade. Um bom líder de jovens deve ter o hábito da leitura bíblica diária, nas sagradas escrituras meditar dia e noite e, sempre que possível, realizar algum curso ou treinamento de interpretação da Bíblia.

 

5. Servir com excelência

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. (1 Coríntios 12:31)

A Bíblia nos orienta a buscar os melhores dons. Liderar jovens e guia-los de modo que amadureçam espiritualmente, exige que o bom líder busque diligentemente os melhores dons.

 

6. Orar sem cessar

Orai sem cessar. (1 Tessalonicenses 5:17)

Jesus orou sem cessar por seu ministério e deixou esse valioso exemplo para todo aquele que deseja pôr a mão no arado. Ore o tempo todo, ore pela sua liderança, ore pelos seus liderados.

 

7. Fazer discípulo

Fazei discípulos. (Mateus 28:19)

O bom líder pensa na continuidade do seu trabalho. A exemplo de Jesus, faça discípulos. Prepare os seus jovens para pôr a mão no arado, para dar continuidade a obra do Reino.

 

Esses foram os sete princípios que encontramos na Bíblia para auxiliá-lo em sua busca de “como ser um bom líder de jovens”.

Não esqueça que aquele que ouve esta palavra e a pratica é como um homem prudente que ao construir sua casa, cava fundo e põe o alicerce na rocha, vem a tempestade e a casa resiste porque está fundada sobre a rocha (Lucas 6:46-49).

Que assim seja com o seu ministério, cave fundo e coloque os alicerces sobre a rocha que é a palavra de Deus. Os desafios virão, mas o ministério que Jesus colocou em suas mãos resistirá e sairá vitorioso.

 

Abaixo deixamos nossa indicação para você que deseja ir mais além...

 

Indo mais além...

Para se aprimorar em seus estudos e capacitação para ser um bom líder de jovens, indicamos a você o e-book “Como ser um bom líder de jovens”. Um e-book escrito para líderes de jovens que realmente desejam fazer a diferença.

Aprenda agora o papel do líder de jovens, os pilares da boa liderança e as qualidades de um bom líder de jovens.

 

Como ser um bom líder de jovens
 


Jesus abençoe o seu ministério!


Veja também 10 ideias para grupo de jovens


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)