Como Pregar A Palavra De Deus Pela Primeira Vez

 Como Pregar A Palavra De Deus Pela Primeira Vez

Pregar a palavra de Deus pela primeira vez é uma missão importante e desafiadora. É uma oportunidade de compartilhar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo como ele mesmo nos ordenou: Portanto ide... Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado... (Mateus 28:19,20)

No entanto, muitos crentes ficam ansiosos ou inseguros ao pensar em pregar pela primeira vez. Por isso, neste artigo, exploraremos algumas dicas úteis sobre como pregar a palavra de Deus pela primeira vez.

Creio que você, futuro pregador da palavra de Deus, já tenha uma vida de oração, jejum e estudo diário da Bíblia Sagrada. E, como um servo obediente ao Senhor, almeja agora, entrar para o ministério da pregação.

Você, certamente, recebeu o tão sonhado convite para pregar pela primeira vez e agora deseja descobrir como fazê-lo.

Assim, acompanhe este conteúdo até o fim e descubra, agora, como pregar a palavra de Deus pela primeira vez em apenas 3 passos: ler, explicar e aplicar. Confira!


Veja também: Como Preparar Um Sermão

 

Como pregar a palavra de Deus pela primeira vez


1. Leia o texto bíblico

A primeira etapa para pregar a palavra de Deus é ler o texto bíblico.

A Bíblia é a fonte da mensagem que você deseja transmitir, portanto, é importante iniciar a pregação fazendo a leitura da passagem bíblica que dará vida ao seu sermão.

 

2. Explique o texto bíblico

Depois de ler o texto bíblico com a congregação, é hora de explicá-lo.

É importante que você explique a passagem bíblica com clareza e precisão, para que todos possam entender. 


Aqui estão algumas dicas para explicar o texto bíblico:

1. Use uma linguagem simples e clara: evite usar palavras difíceis ou jargões teológicos. Use uma linguagem simples e clara que todos possam entender.

2. Use ilustrações: use exemplos da vida real para ilustrar a pregação. Isso pode ajudar as pessoas a entender como o texto se aplica a suas vidas, além de ajudá-lo a prender a atenção delas por mais tempo.

3. Seja objetivo: concentre-se nos pontos principais da mensagem. Não tente cobrir todos os aspectos do texto em um sermão. Mas, foque nos aspectos que o ajudarão a transmitir a mensagem desejada.

4. Contextualize o texto bíblico: a Bíblia foi escrita há muito tempo e em uma cultura diferente da nossa. Portanto, pode ser útil explicar o contexto histórico, cultural e social do texto para a congregação. Por exemplo, se você está pregando sobre uma passagem do Antigo Testamento, pode ser útil explicar o contexto da história de Israel e das tradições judaicas. Se você está pregando sobre uma passagem do Novo Testamento, pode ser útil explicar o contexto do Império Romano e da igreja primitiva.

 

3. Aplique o texto bíblico

A última etapa é aplicar o texto bíblico à vida das pessoas. O objetivo da pregação é ajudar as pessoas a crescerem em sua fé e aplicar a mensagem às suas vidas diárias.

Você já leu o texto bíblico com a congregação, você já explicou o texto bíblico para a congregação, agora é hora de dizer à congregação o que devemos pôr em prática.

A aplicação de um sermão vai além do conhecimento intelectual, ela passa pela dimensão espiritual e vai para a prática. A aplicação propõe mudança, transformação de vida.


Aqui estão algumas dicas para aplicar o texto bíblico:

1. Seja prático: forneça dicas práticas para aplicar a mensagem às vidas das pessoas. Por exemplo, se você está pregando sobre a importância da oração, pode fornecer algumas dicas práticas sobre como ter uma vida de oração.

2. Seja pessoal: tente fazer a mensagem se conectar com as experiências pessoais das pessoas. Por exemplo, se você está pregando sobre o perdão, pode compartilhar uma história pessoal sobre como o perdão o ajudou a superar uma situação difícil e como pode ajudar as pessoas ali presente.

3. Seja fiel: seja fiel ao texto sagrado e ao que Deus propõe que as pessoas mudem em suas vidas. O objetivo da aplicação é fazer conhecido os padrões estabelecidos por Deus para o homem.

4. Seja encorajador: lembre às pessoas que Deus as ama e se preocupa com elas. Ofereça esperança e encorajamento, o mundo carece de fé.

5. Esteja atento ao Espírito Santo: somente o Espírito Santo conhece a situação de cada membro da congregação, por tanto, toda aplicação depende de Sua direção.

6. Creia: a palavra não tornará vazia.

 

Conclusão

Pregar a palavra de Deus pela primeira vez pode parecer uma missão intimidadora. Mas, ao seguir os três passos principais de ler, explicar e aplicar o texto bíblico, você pode compartilhar a mensagem do evangelho com poder, sabedoria e ousadia.

Lembre-se de manter a comunhão diária com Deus através da oração, jejum e reflexão bíblica. O sucesso do seu ministério está diretamente relacionado ao grau de comunhão que você tem com Deus.

Se você deseja se aprofundar ainda mais no ministério da pregação, recomendamos o Curso Pregador Vocacionado. Este curso oferece uma oportunidade única para aprender com pregadores experientes e desenvolver suas habilidades de pregação.


Que tal investir em sua formação e se tornar um pregador vocacionado?

Inscreva-se hoje no Curso Pregador Vocacionado e comece sua jornada de crescimento espiritual e ministerial. Clique no botão abaixo:


Curso Pregador Vocacionado


Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Daniel 12:3)

 

Jesus abençoe o seu ministério!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)