7 ideias criativas para preparar a lição da Escola Bíblica Infantil


7 ideias criativas para escola bíblica infantil


São inúmeros os desafios encontrados pelo professor da escola bíblica dominical para preparar sua lição bíblica semanalmente. Essas dificuldades encontradas faz muitos até desistirem, alguns são motivados pelos desafios e buscam aperfeiçoamento através de cursos preparatórios para o professor da EBD, já outros, infelizmente, não dão a importância devida a aula da escola bíblica infantil. A escola bíblica dominical infantil é a maior e melhor escola da vida e merece toda a atenção necessária.

Uma aula da EBD não é simplesmente uma aula. Não é só repassar informações, lendo a revista da escola bíblica oferecida. É necessário preparo, dedicação, estudo da palavra de Deus. Mais do que isso, um Professor da Escola Bíblica precisa buscar capacitação e principalmente a orientação de Deus. Pois, o professor tem a enorme tarefa de transmitir as verdades de Deus para seus alunos, inculcando as sagradas escrituras no coração de seus pupilos. Sejam crianças, juniores, adolescentes, jovens ou adultos, o professor tem uma missão e precisa ser criativo para alcançá-la. Por isso enumeramos sete ideias criativas para o professor da EBD preparar sua lição bíblica.


7 ideias criativas para preparar a lição da Escola Bíblica Infantil



1. Tenha a Bíblia como única fonte de inspiração. É necessário que se debruce sobre a bíblia, segundo o tema da sua lição bíblica, leia diversas vezes para que entenda as sagradas escrituras antes de ler a revista do professor da escola bíblica. Se você não tem muito tempo, faça um cronograma de atividades para a semana e prepare um pouco da sua aula a cada dia.



2. Tenha a sua disposição mais de uma Bíblia, variando as traduções, se possível use Bíblia de estudo, que já vem com fatos históricos e costumes dos tempos bíblicos. Use também um dicionário bíblico, assim como um dicionário comum, da nossa língua portuguesa, que pode lhe auxiliar na interpretação bíblica e em algumas curiosidades. Monte sua biblioteca e separe materiais necessários para planejar sua lição bíblica.



3. Faça um esboço da lição bíblica, ainda que tenha a revista da escola bíblica dominical, que é útil para guiar e contextualizar a lição. É importante que crie um esboço e no seu esboço tenha: Introdução, o desenrolar dos acontecimentos, o clímax ou resultado, que é o ponto máximo da sua lição, e por fim, a conclusão. Isso lhe dará mais segurança ao ministrar a aula. O planejamento garante a atenção dos alunos voltada para você, professor da EBD, que mostrará mais confiança para dar a aula.


ideias criativas para preparar a escola bíblica dominical infantil



4. Faça figurinos para você professor da escola bíblica e para seus alunos, essa é uma excelente maneira de chamar a atenção dos alunos. Quando o professor da EBD veste um figurino para os alunos da classe, ele se transforma e passa a fazer parte da lição. E quando os alunos vestem o figurino eles se apropriam da lição bíblica com mais rapidez e eficácia. É maravilhoso quando os alunos vivenciam a palavra de Deus mais profundamente.


5. Outra maneira de manter a atenção dos alunos da sua classe da EBD, é sempre ter em mãos um visual. Esse pode ser tanto uma imagem ilustrada da lição bíblica, como também pode ser um objeto que lhes arremeta a lição. Exemplo: um chapéu típico ou ainda uma sandália ou sapato excêntrico, uma fruta da estação, um guarda-chuva, um colete salva vidas ou ainda um bote de resgate, podendo ser usado para os mais diversos temas e estudos da sua revista da escola bíblica dominical.


6. Escolha cânticos que reforcem e enfatizem o tema da lição bíblica ou da revista da EBD. O cântico pode ser de acordo com o tema que a revista traz, seguindo o seu período bimestral ou trimestral, ou ainda de acordo com a lição do dia. É importante que seja sensível aos alunos quanto ao envolvimento, se há facilidade de cantar, memorizar, etc. Faça também gestos enquanto canta ou coreografia que engajem ainda mais os alunos da sua classe da escola bíblica.


7. Faça pequenos lembretes ou lembrancinhas com o versículo bíblico ou tema da lição. Motive e desafie a classe a meditar nele e a decorar durante a semana. Se possível tenha sempre premiações para os destaques da turma. Isso fará com que os alunos inculquem a palavra de Deus em suas mentes e corações. Mesmo que possa parecer apenas uma competição, não é, a palavra de Deus é viva e eficaz, e nunca volta vazia.






Por fim, ore e peça a Deus direção do Espírito Santo para preparar e dar sua lição da escola bíblica dominical. Ore pelos seus alunos, para que estejam atentos e sedentos de ouvir a Deus através de você, professor. Sei que não tem muito de criativo nisso! Mas, Deus é o criador de todas as coisas. Criatividade é um de Seus atributos, então você vai precisar muito Dele! Dependa totalmente do Espírito Santo para elaborar sua aula. Não esqueça: Você, professor da escola bíblica dominical, é porta voz de Deus para seus alunos. E se você fizer seu papel como professor, a sua classe da EBD se sentirá motivada a levar a palavra de Deus adiante.


BAIXE SEU E-BOOK GRÁTIS - Como Preparar Aulas Criativas Para A Escola Bíblica Infantil




DICA BÔNUS: 6 ideias criativas para mudar a rotina da EBI

6 ideias criativas para mudar a rotina da EBI - Ideias criativas para escola bíblica infantil


Gostou desse conteúdo? Deixe aqui o seu comentário ou uma dica que você queira compartilhar com a gente.

Jesus abençoe o seu ministério!

kk

📒 Chegou a Agenda Para Ministério Infantil 2024! 
Clique no botão para saber mais detalhes!


Planner Ministério Infantil


18 comentários:

  1. Deus abençoe grandemente. Amei parabéns

    ResponderExcluir
  2. Amei o planejamento da EBI, mim ajudou muito Deus continue abençoando grandemente a vida de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Amei o plano,enriqueceu muito,precisava muito para enriquecer minha palestra.Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito.Amei
    Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas informações vai me ajudar bastante. Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)