Como fazer uma Igreja crescer


A Bíblia não nos fala especificamente sobre o crescimento da Igreja, mas em Atos 2. 42-47 encontramos a descrição de uma igreja viva que experimenta um crescimento saudável e espontâneo.

Como fazer uma igreja crescer


“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração.
Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.”
Atos 2: 42-47


Como fazer uma igreja crescer


Veja também Manual de Crescimento da Igreja



Dedicavam-se ao ensino... (Atos 2. 42)
O verdadeiro crescimento não consiste em aumentar a lista de rol de membros de uma congregação semanalmente, mas em crescer em graça e conhecimento. Uma Igreja pode ter muitos membros e até crescer periodicamente e ainda assim estar morta espiritualmente. Por outro lado, pode estar viva mesmo que sua membresia não aumente.

Quando uma igreja dedica-se ao ensino da palavra e incentiva a prática da leitura bíblica diária, experimenta um ciclo de crescimento natural, pois a palavra é viva e eficaz (Hebreus 4.12) e alimenta (Mateus 4.4) e liberta (João 8.32), quem nela medida dia e noite cresce em graça e conhecimento.


Dedicavam-se a comunhão e ao partir do pão (Atos 2. 42)

Os crentes da primeira igreja experimentavam uma comunhão perfeita, reuniam-se todos os dias, compartilhavam tudo o que tinham, partiam o pão e o faziam com alegria e generosidade. Louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo (Atos 2. 47)


Dedicavam-se a oração... (Atos 2. 42)

Através da oração o Senhor nos revela qual é o seu propósito/plano para a Igreja e nos dá sabedoria para agir diante das diferentes situações. O verdadeiro relacionamento com Deus depende da oração. De que outro modo poderemos saber se determinado projeto para fazer a Igreja crescer é de Deus ou simplesmente, vontade nossa?

A Igreja é Dele, Cristo é a cabeça da Igreja e o crescimento depende exclusivamente Dele (Mateus 16:18). Nenhuma estratégia de crescimento para a igreja funciona sem a intervenção divina.



E o Senhor lhes acrescentava... (Atos 2. 47)


É Deus quem dá o crescimento.

A Bíblia diz que se faz necessário que alguns plantem, outros reguem, mas quem dá o crescimento é Deus.

“De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.”
1 Coríntios 3.7




Manual de crescimento da igreja




Deve haver um equilíbrio entre quem planta, quem rega e todas as outras atividades dentro da igreja, cada membro deve saber qual é o seu dom espiritual e submeter-se a vontade de Deus para que o corpo funcione perfeitamente e alcance um ciclo de crescimento natural.

Finalmente, quando a Igreja persevera no ensino, na oração, na comunhão, no partir do pão e os membros comunicam seus dons espirituais, experimenta o crescimento dado por Deus.



O melhor plano de crescimento da igreja: 


Oração + Ensino da Palavra + Comunhão = Crescimento



projetos para fazer a igreja crescer






Manual de crescimento da igreja



Jesus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

crescimento da igreja
Projetos para fazer a igreja crescer são estratégias, baseadas em princípios bíblicos, pelas quais se comunica o Evangelho de Jesus Cristo a toda criatura, com o objetivo de edificar a congregação e lograr o crescimento da igreja local.

Preocupados com o crescimento da igreja, muitos líderes vão em busca de projetos para fazer a igreja crescer. Pensando nisso, listei abaixo 7 projetos que, se implementados sob a liderança do Espírito Santo, trarão crescimento à igreja local.  (Continue lendo)