7 motivos para começar com o Ministério de Homens na Igreja

Ministério de homens na igreja


Historicamente o homem é visto como um ser autossuficiente, como um indivíduo que possui uma tendência natural a viver de maneira independente, sem necessitar da presença de outros que o ajude a caminhar. Porém, esta pretensão de autossuficiência e independência não passa de uma ilusão criada por satanás que inclusive tem plantado no coração do homem o pensamento “sou um homem, não preciso de pastor”.

O homem foi criado por Deus para viver em sociedade, do Génesis ao Apocalipse fica claro que não é bom que este viva só e que como ovelha carece de um pastor.

O ministério de homens na Igreja se faz cada vez mais necessário devido a necessidade que os varões cristãos têm de viver em um grupo que os aceite e os ajude a viver em comunhão com Cristo.

É muito comum vermos nas igrejas ministérios de mulheres bem estruturados, com mulheres de oração comprometidas com a palavra de Deus e com o Ide de Jesus. Porém, é raro encontrarmos ministérios de homens com o mesmo compromisso e empenho. Alguns afirmam que isso se dá ao fato de que os homens não carecem da comunhão afetiva desenvolvida nos pequenos grupos, outros dizem que é porque a maioria dos cargos eclesiásticos já são ocupados pelos mesmos e dessa forma não se faz necessário um ministério de homens na igreja.

Mas, afinal, porque uma igreja deve investir no ministério de homens? A resposta para essa pergunta é simples: o ministério de homens tem o propósito de ganhar, desenvolver e capacitar o homem em Cristo Jesus.


Vejamos abaixo 7 motivos para investir no Ministério de Homens na Igreja:



1. Fortalecer o papel do homem como cabeça da família.


A família é uma instituição muito atacada nos dias atuais. O papel do homem como cabeça do lar e/ou como mantenedor está cada vez mais ultrapassado. A união masculina fortalecerá a visão de Deus para a família.

2. Manter os varões unidos e fortalecidos pela comunhão.


A vida em comunidade ajuda-os a permanecer longe da influência do mundo. Muitos têm vícios como a pornografia, sofrem assédio no trabalho, têm o hábito de passar os dias/horas de lazer na companhia de incrédulos, etc. Esta é uma excelente estratégia para engajar até mesmo os mais introvertidos.

3. É uma excelente estratégia de evangelismo na comunidade.


Os varões podem atuar com esporte, ação social, ajudando aqueles que estiverem desempregados, etc.

4. Orientação empresarial a luz da Bíblia.


5. Fortalecer os ministérios de diáconos, presbíteros, pastores e obreiros. Bem como a criação do coral de varões.


6. Treinamento e capacitação para pregadores.


7. Manutenção da fé dos irmãos.



Para que o ministério de varões tenha êxito e atinja seus propósitos, é necessário sacrifício pessoal e compromisso com Deus por parte dos envolvidos.

Esse é um grande desafio para a igreja local, mas que sem dúvida pode trazer muitos benefícios para o corpo de Cristo.

Que o Senhor Jesus abençoe seu ministério e o capacite para alcançar as metas que Ele mesmo tem colocado em seu coração.


Paz!




6 comentários:

  1. Boa tarde, esse ano eu começo a trabalhar pela primeira vez com rede de mulheres na minha igreja, achei muito interessante as dicas, pretendo aplicá-LAS.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus,ótimas as dicas, tenho conversado com meu pastor para levantarmos um ministério de varões na nossa igreja!

    ResponderExcluir
  3. sou Lider de varões mais eu creio que cada dia mais temos aprendemos com Deus como lider com varões

    ResponderExcluir

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)