7 Princípios para o Crescimento da Igreja

O crescimento da igreja
O Crescimento da Igreja


Deus deseja que a igreja cresça.

“E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”
Atos 2:47


A igreja cresce pela ação divina e não por ações feitas por mãos de homens, mas Deus dá crescimento à igreja quando esta pratica ações que geram crescimento.


Precisamos ouvir e entender a vontade de Deus para sua igreja.


Está escrito “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Salmos 127:1)”. Quando a igreja é edificada a maneira de Deus o crescimento é certo e rápido.


Listamos aqui 7 princípios para o crescimento da igreja a fim de ajudá-lo a compreender melhor o comportamento da igreja que cresce.


A palavra “princípio” significa o primeiro momento da existência de algo, raiz, razão. Não confundamos princípios com métodos ou estratégias, “princípio” aqui, é o primeiro momento do processo de crescimento da igreja, independentemente do método de crescimento adotado pela congregação, toda igreja em crescimento apresenta os seguintes princípios:


7 Princípios para o Crescimento da Igreja 



1. A igreja que cresce mantém uma vida de oração.


A igreja que cresce experimenta constantemente o avivamento do Espírito Santo. Atos 9: 31 relata que a igreja era encorajada pelo Espírito Santo e crescia em número.  A oração é o primeiro passo para o crescimento. Peça a Deus a direção, o encorajamento, avivamento e a intervenção do Espírito Santo em tudo e para tudo.


2. A igreja que cresce estabelece metas e traça estratégias para alcançá-las.


Estabelecer metas e estratégias para alcançá-las faz parte das atividades da boa liderança eclesiástica.  É necessário estar certo do que se deseja alcançar e como alcançar para crescer.


Leia também COMO DESENVOLVER UM PROJETO PARA MOBILIZAR OS MEMBROS E IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE CRESCIMENTO


3. A igreja que cresce dá ênfase total ao evangelismo.


A atividade principal da igreja é o evangelismo, sem o mesmo a mensagem da salvação não é pregada e a igreja não cresce. Conheça os vários métodos disponíveis, pregue a mensagem da salvação.


Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15


4. A igreja que cresce mobiliza e treina seus membros.


Mobilizar e capacitar os membros para a boa obra deve ser uma prioridade na manutenção do corpo de Cristo. Como líder, conheça os membros e incentive-os a comunicar seus dons e talentos. Além disso, ofereça treinamentos de capacitação para  os seus obreiros.


Leia também  COMO MOBILIZAR OS MEMBROS DA IGREJA PARA O CRESCIMENTO


5. A igreja que cresce trabalha com ministérios diversificados.


Quanto mais ministérios capacitados para atender as diversas necessidades do corpo, mais o corpo irá bem. As igrejas que crescem trabalham com vários ministérios (ministério da família, casais, jovens, crianças, etc.) desenvolvendo projetos para alcançar todo o corpo de Cristo e a comunidade local.


6. A igreja que cresce estimula a comunhão dos santos.


Em Atos, capítulo 2, aprendemos que todos perseveravam na comunhão, no partir do pão, estavam todos juntos e tinham tudo em comum, e o Senhor dava o crescimento. A comunhão dos santos é um grande presente de Deus para a igreja.


Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Salmos 133:1-3


Crie projetos de incentivo a comunhão, invista em programas e estratégias. Trabalhar com pequenos grupos ou células pode ser uma excelente ideia para este fim.


7. A igreja que cresce mantém a saúde espiritual da congregação através do ensino da palavra.


É a Palavra de Deus quem edifica, ensina, exorta e transforma o cristão. A saúde espiritual dos membros depende do ensino das Sagradas Escrituras.

Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. (1 Timóteo 4:15)



Vimos 7 princípios para o crescimento da igreja, são característica que servem de base para o desenvolvimento e por isso mesmo a congregação deve esforçar-se para buscá-los praticá-los.


Quando esses princípios fazem parte da realidade da comunidade cristã, o crescimento passa a ser algo natural e espontâneo.




A igreja é um organismo e como todo organismo “A igreja viva cresce”.


Jesus abençoe o seu ministério!!!

4 comentários:

  1. Glórias a Deus por esta Palavra.Orientações muito úteis.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela mensagem... excelente...Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)