Dia da Bíblia - 7 Sugestões para o Dia da Bíblia


Dia da Bíblia



O dia da Bíblia é celebrado no segundo domingo do mês de dezembro, é uma data especial onde as igrejas evangélicas têm a oportunidade de agradecer a Deus por este livro maravilhoso, incentivar a prática da leitura bíblica diária e fomentar missões no coração da igreja através da tradução e distribuição das sagradas escrituras.

O dia Bíblia foi instituído em 1549 pelo Bispo Cranmer, ao incluir uma data especial no livro de orações do Rei Eduardo VI, para que o povo viesse a interceder pela leitura da Bíblia. No Brasil, o dia da Bíblia surgiu em 1850, quando os primeiros missionários evangélicos chegaram da Europa e dos Estados Unidos para pregar as boas novas da salvação.

Com o passar dos anos, esta data se popularizou e hoje é grandemente comemorada pelas igrejas evangélicas de todo o país com o intuito difundir e estimular a palavra de Deus.

No Brasil, este dia foi comemorado publicamente pela primeira vez em 1948, em ocasião da fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo. Hoje, as homenagens públicas ao Dia da Bíblia acontecem em todo o Brasil e de diversas maneiras. As comemorações vão desde cultos especiais, torneios bíblicos, seminários, congressos, carreatas, shows, até maratonas de leitura bíblica. O importante e homenageá-la e agradecer a Deus pelo privilégio de tê-la em nossas mãos. 


Neste conteúdo, listaremos algumas sugestões para celebrar o dia da Bíblia. Confira abaixo o que você encontrará neste artigo:

1. Culto especial do Dia da Bíblia
2. Carreata especial do Dia da Bíblia
3. Torneio bíblico especial Dia da Bíblia
4. “Bible’s Day” especial Dia da Bíblia para crianças
5. Semana da Bíblia especial Dia da Bíblia
6. Campanha “Doe uma Bíblia” especial Dia da Bíblia
7. Desafio “Leia a Bíblia para alguém” especial Dia da Bíblia


Confira a seguir como a sua igreja pode celebrar com uma destas 7 sugestões para o Dia da Bíblia.



7 Sugestões para o Dia da Bíblia


sugestões para o dia da bíblia




1. Culto especial do Dia da Bíblia

Essa é uma das sugestões mais comuns para quem deseja comemorar o dia da Bíblia, porém, se a celebração for bem elaborada, será um culto maravilhoso e será lembrado por muito tempo.


Comece orando, e sob a direção do Espírito Santo, siga as orientações abaixo:



1. Escolha os louvores de acordo com a festividade, com o tema “dia da Bíblia”. Exemplo:

Tua Palavra - Aline Barros
Creio - Sinal de Alerta
Jesus é o Caminho - Heloisa Rosa
Creio Eu Na Bíblia - Harpa Cristã
Bíblia Sagrada - Harpa Cristã


2. Escolha os textos bíblicos para serem lidos durante a programação do culto. Exemplo:

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido (Josué 1:8)

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmos 119:105)

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16,17)


3. Prepare um jogral ou apresentação teatral em homenagem a Bíblia. Confira dicas de jogral e teatro para o dia da bíblia aqui.


4. Faça um momento missionário para mostrar que em alguns lugares do mundo a Bíblia é proibida ou ainda não chegou, não tem tradução disponível, etc. (ore para que mais povos tenham acesso a bíblia e para que nós aproveitemos mais deste alimento vivo, lendo-a diariamente). A Junta de Missões Mundiais tem muitos recursos disponíveis para este momento, aproveite!


5. Convide um bom pregador para a noite. Alguém que pregue com autoridade e venha a despertar no coração da igreja o desejo de meditar dia e noite no livro sagrado.



6. Prepare lembrancinhas para que todos levem consigo algo especial para suas casas. Pode ser uma minibíblia, um ímã de geladeira, um chaveiro em formato de bíblia ou ainda um marcador de bíblia, e, se possível, distribua planos de leitura anual para os membros da congregação.



Prepare tudo com antecedência e com muito amor, o Senhor Jesus lhe dará a recompensa de tudo o que fizer pelo seu ministério.



2. Carreata especial do Dia da Bíblia

Uma outra sugestão interessante para comemorar o dia da bíblia e ainda evangelizar a comunidade é através de uma carreata.

Marque a data, o horário e o percurso com antecedência, mobilize toda a igreja, peça aos departamentos para prepararem os cartazes, mande fazer camisetas personalizadas, prepare o som, mobilize outras igrejas que estejam na mesma localidade e ore muito.

Uma carreata bem organizada e com a união das igrejas da comunidade pode ser uma grande ideia e uma excelente oportunidade para pregar o evangelho de Jesus Cristo.



3. Torneio bíblico especial Dia da Bíblia

Um torneio bíblico é bem interessante para comemorar o dia da Bíblia e ainda incentivar a leitura, bem como o estudo, da bíblia sagrada.

É uma ideia bem aceita pelos jovens e pode estender para outras congregações.
Prepare tudo com bastante antecedência: data, horário, divulgação, inscrições, perguntas com nível básico, médio e avançado, e claro, as premiações para primeiro, segundo e terceiro lugar.

A Universidade da Bíblia tem um e-book gratuito com 1000 PERGUNTAS BÍBLICAS que podem ser de grande valia na elaboração do seu torneio.



4. “Bible’s Day” especial Dia da Bíblia para crianças

Essa é uma excelente sugestão de programação para o dia da bíblia infantil.

O ensino da Bíblia é fundamental para construir uma vida alicerçada em Cristo dentro de cada criança. É importante para a criança saber que o fundamento do cristianismo está na Bíblia, e que esse livro é a única fonte de nossa prática e fé. É dever dos pais e da igreja ensinar a criança que a Bíblia é o livro da revelação de Deus para nós, seus filhos. Saber o que é, conhecer seus relatos, seus personagens, milagres, como está dividida, como a podemos estudar, a importância da leitura diária, o respeito que devemos ter para com ela, (...), ajudará a criança a crescer em fé e sabedoria diante de Deus e dos homens.

O dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro e é uma ótima data para celebrar junto com as crianças.
Crie na sua igreja o “Bible’s Day” e ensine as suas crianças porque este é o livro mais importante de nossas vidas.

Prepare o “Bible’s Day”:

1. Defina como será a festividade, se em um dia, uma tarde, se durante a semana, se durante os 4 sábados do mês da Bíblia, etc.

2. Confeccione os convites e envie-os para as crianças, divulgue o evento na sua igreja e no seu bairro.

3. Planeje as atividades:


  • Versículo bíblico para memorizar (sugerimos: Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3, ou escolha outro de sua preferência).
  • Trabalho manual e atividades (para colorir, jogos, etc.).
  • Mensagem (Prepare a mensagem de acordo com o tema)

Sugestão para o tema
Os sonhos de Deus:
O sonho de Deus é que meditemos nesta palavra
O sonho de Deus é que pratiquemos esta palavra
O sonho de Deus é que ensinemos esta palavra


  •         Escolha as músicas.
  •         Providencie o diploma de participação para cada criança.

4. Decore o ambiente com Bíblias, histórias bíblicas, personagens, versículos, etc. Prepare um mural com o título “Museu da Bíblia”, nele você anexará informações como:


  • Fotografias, as partes em que se dividem a Bíblia (velho e novo testamento, livros, etc.), idiomas originários da Bíblia, história da Bíblia. Etc.

5. Projeto evangelístico

Aproveite para ensinar à criança a importância de pregar a palavra de Deus, de fazer evangelismo. Prepare com antecedência algum material bíblico (panfletos, Bíblias, Novo Testamento, etc.) e saia à comunidade para distribuí-los, juntamente com as crianças.  Além de uma grande experiência, as crianças ficarão felizes em compartilhar a palavra de Deus com o próximo.


  • É bom que exista um obreiro vestido de “Bíblia” durante toda a programação. Além da animação, é o obreiro/Bíblia quem fará a abertura e a apresentação do mural “museu da Bíblia”.
  • Prepare a apresentação dos personagens bíblicos. O ideal é que obreiros se vistam a caráter e apresentem um pequeno monólogo com as informações principais de cada personagem. (Prepare histórias bíblicas para contar as crianças, incentive-as a prática da leitura das sagradas escrituras).



Confira abaixo mais dicas e sugestões para o dia da bíblia infantil


DINÂMICA PARA O DIA DA BÍBLIA



DIY - Bíblia de caixa para o corinho Leia a Bíblia e faça uma oração | Tia Gabi

 


APRESENTAÇÃO INFANTIL DO DIA DA BIBLIA






5. Semana da Bíblia especial Dia da Bíblia

Se você deseja realizar um curso, seminário ou workshop sobre a Bíblia, essa é a dica ideal.

Ofereça a “Semana da Bíblia”, uma semana com palestras, seminários, um minicurso específico sobre a Bíblia, teologia bíblica, teologia sistemática, etc. O ideal é que esse evento ocorra na semana que antecede o dia da Bíblia, e que o encerramento se dê no culto do segundo domingo de dezembro.

Busque os melhores preletores e capriche na divulgação. Ofereça coffee break, material exclusivo para acompanhamento das palestras e certificação.

Prepare tudo com antecedência e muita dedicação para oferecer algo que seja um divisor de águas na vida ministerial dos participantes.



6. Campanha “Doe uma Bíblia” especial Dia da Bíblia

Outra sugestão impactante!

Realize em sua igreja a campanha #DoeUmaBíblia

Ao lançar a campanha em sua igreja, explique que a bíblia pode ser doada para um vizinho, um novo convertido, a igreja pode se reunir e levar as bíblias de presente para idosos em um asilo ou ainda participar de uma campanha de uma agência missionária. 

Há milhares de pessoas pertinho de nós que adoraria receber uma bíblia de presente, e essa é uma excelente oportunidade para falar de Jesus aos não alcançados.

Faça tudo com antecedência e organização para que as bíblias sejam doadas na semana que antecede o dia da Bíblia.



7. Desafio “Leia a Bíblia para alguém” especial Dia da Bíblia

Essa sugestão é maravilhosa! Desafie os membros da congregação a lerem a bíblia para alguém que não saiba ler, que missão grandiosa!

O dia da Bíblia surgiu para que a população tivesse a oportunidade de orar em favor da leitura da Bíblia por todos os povos, nesse dia da bíblia sua igreja não só fará essa oração, como também terá a oportunidade de ler a bíblia para alguém. Será uma experiência transformadora!

Lance o desafio no início do mês de dezembro e peça para que alguns deem o testemunho dessa experiência no culto do segundo domingo de dezembro, o culto do dia da Bíblia.

Ao lançar o desafio explique que esse evento é em comemoração ao dia da bíblia que será no segundo domingo de dezembro, e que essa é a data final para a realização da atividade.

Além de estimular o desafio nos cultos, faça cartazes e coloque-os em lugares estratégicos para que todos sejam alcançados e motivados a aceitarem o desafio de ler a bíblia para alguém.

Pense que este pode ser o momento mais especial da vida de alguém.



Lembrancinha para o dia da Bíblia


Lembrancinha dia da bíblia

Conclusão
O dia da Bíblia é uma oportunidade ímpar para agradecer a Deus e incentivar a prática da leitura diária não só para a congregação, mas para toda a comunidade, além de conscientizar a população de que este livro sagrado possui a Verdade que cura, liberta, transforma e salva.

É também um momento oportuno para difundir a tradução, impressão e distribuição gratuita da bíblia para os povos não alcançados.

Tem algo importante que você precisa saber, a melhor sugestão para o dia da bíblia é aquela que colocamos em prática. Então, escolha logo uma delas e comece a trabalhar. Jesus conta com você!
Que nós, igreja de Jesus Cristo, celebremos este dia com muito amor e temor.
Esperamos ser bênção em sua vida compartilhando o que temos aprendido da parte de Deus no exercício do ministério em nossa igreja.
Jesus abençoe o seu ministério!



Compartilhe este conteúdo com um irmão que precise de sugestões para o dia da Bíblia.

6 comentários:

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)