Como fazer culto doméstico

Como fazer culto doméstico

O culto doméstico é um momento especial que precisa ser cultivado pelas famílias cristãs.


E estas palavras, que hoje te ordeno, 
estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Deuteronômio 6:6,7



O objetivo do culto doméstico ou culto em família é a edificação do núcleo familiar como todo. O culto doméstico promove a comunhão dos membros entre sim e, principalmente, da família com Deus. É um momento único onde Deus realiza milagres no seio familiar.


A seguir, 7 pontos que devemos considerar antes de fazer o culto doméstico

1. Oração - Ore e peça ao Senhor graça e força para que o culto doméstico seja uma prioridade para sua família, que todos encontrem prazer nessa prática.

2. Dia e hora - Escolha o dia e hora para realizar o culto doméstico. A frequência do culto doméstico depende da disponibilidade de cada família, se a sua pode realiza-lo todos os dias, faça-o todos os dias. Se o melhor é uma vez por semana, escolha um dia da semana e faça-o. Se apenas uma vez por mês, então escolha um dia, primeiro sábado do mês, segundo domingo, etc., e celebre-o. O dia e hora devem ser escolhidos de modo que todos possam participar.

3. Reverência - O culto doméstico não é um culto solene como o culto celebrado na igreja, porém é um momento de reverência e adoração.

4. Local - Busque um lugar confortável em sua casa que acomode toda a família para realizar o culto doméstico.

5. Dirigente - O marido, autoridade espiritual do lar, deve ser o responsável pela realização do culto doméstico.

6. Participação - Todos, inclusive as crianças, devem participar da liturgia do culto doméstico, seja orando, louvando ou contribuindo com o ensino da palavra.

Como fazer culto doméstico

7. Liturgia - A bíblia nos ensina sobre os elementos do culto: oração, louvor e palavra. Assim deve ser com o culto doméstico.


Segue abaixo, roteiro para o culto doméstico:


Como fazer culto doméstico

1. Oração

2. Louvor

3. Leitura bíblica
Todos deverão acompanhar, cada um com sua bíblia, a leitura do texto sagrado.

4. Meditação da palavra
Este é o momento do ensino da palavra, os membros podem participar com perguntas e/ou contribuir com seus conhecimentos bíblicos.

5. Aplicação
O responsável pela realização do culto doméstico explica o que deve ser colocado em prática.

6. Oração final
Neste momento os pedidos de cada um podem ser colocados diante de Deus.

Crie momentos especiais na liturgia sempre que julgar necessário. Momentos como: Momento de confissão e perdão (é comum que desentendimentos aconteçam em uma família, se acontecer com a sua, crie um momento para a confissão e perdão).

O que colocamos acima é apenas uma sugestão. Ore e peça a orientação do Espírito Santo sobre o que vai ser bênção para sua família.

Atenção!
O culto doméstico não pode ser muito prolongado para não se tornar cansativo e acontecer de as crianças e adolescentes perderem o interesse em participar. É bom não ultrapassar o limite de 30 minutos.


No mais...

Alegrem-se sempre.
Orem continuamente.
Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
1 Tessalonicenses 5:16-18



Veja também Plano de leitura da Bíblia em um ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)