12 temas para culto da família

12 temas para culto da família

O culto da família é uma celebração especial para glorificar a Deus pelo privilégio de se ter uma família, bem como, para ensinar a edifica-la através do ensino da palavra.

 

Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

Mateus 7:24,25


É dever da igreja ensinar à congregação como edificar suas famílias. Sabendo disso, listamos abaixo 12 temas para culto da família. Sugerimos o tema para o culto da família, seguido pelo texto bíblico e a justificativa, o motivo pelo qual devemos trabalhar com tal tema. Aproveite!

 

12 temas para culto da família

 

1. Tema: Uma família para a glória de Deus

Texto bíblico: Seja ele o motivo do seu louvor, pois ele é o seu Deus, que por vocês fez aquelas grandes e temíveis maravilhas que vocês viram com os próprios olhos. (Deuteronômio 10:21)

Justificativa: Nossa família é a prova do cuidado, do amor, da fidelidade e da misericórdia de Deus. Louvemos e exaltemos o nome do Senhor por tudo o que fez por nós e por nossos antepassados.

 

2. Tema: Uma família a serviço de Deus

Texto bíblico: Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Josué 24:15)

Justificativa: Devemos considerar as palavras de Josué “eu e a minha casa serviremos ao Senhor” e transformar nosso lar em um altar de adoração e intimidade com Deus.


Acesse CURSO PREGADOR VOCACIONADO 

 

3. Tema: Serás salvo, tu e tua família

Texto bíblico: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)

Justificativa: Os dias são difíceis e o inimigo tem se levantado para destruir o núcleo familiar, mas se crermos no Senhor Jesus de todo o nosso coração e decidirmos servi-lo e obedecê-lo, seremos salvos, nós e nossa família.

 

4. Tema: A conduta da família cristã

Texto bíblico: Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. (Gênesis 7:1)

Justificativa: Como nos dias de Noé, o mundo está corrompido. A família cristã, aquela que entrará na arca do Senhor, é uma família justa, íntegra e anda com Deus.

 

5. Tema: Instrui a família na palavra do Senhor

Texto bíblico: E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. (Deuteronômio 6:6-9)

Justificativa: Instruir a família na palavra do Senhor é responsabilidade do pai e da mãe. Frequentemente, essa missão tem sido delegada a igreja, quem deveria apenas dá suporte às famílias através do ministério da educação cristã.

 

6. Tema: Família segundo o coração de Deus

Texto bíblico: Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. (Efésios 6:1-4)

Justificativa: Em nossos dias, está cada vez mais difícil de encontrar filhos obedientes, bem como pais capazes de cria-los na doutrina e admoestação do Senhor.


BAIXE AQUI O SEU GUIA GRATUITO "COMO ELABORAR SERMÕES EFICAZES"

 

7. Tema: Família restaurada

Texto bíblico: "Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram: o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador, o meu grande exército que enviei contra vocês. Vocês comerão até ficarem satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês; nunca mais o meu povo será humilhado. (Joel 2:25,26)

Justificativa: Deus restaura as famílias, mas assim como nos dias do profeta Joel, é necessário se arrepender e voltar aos ensinamentos de Deus para desfrutar de suas bênçãos.

 

8. Tema: Famílias edificadas

Texto bíblico: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Salmos 127:1)

Justificativa: Precisamos ter sabedoria para entregar nosso lar ao Senhor e confiar que Ele o edificará conforme sua vontade.

 

9. Tema: Família feliz

Texto bíblico: Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. (Salmos 126:6)

Justificativa: Precisamos entender que no seio familiar colhemos aquilo que outrora semeamos. A família feliz é aquela que leva a preciosa semente, ainda que chorando.

 

10. Tema: Família bem-aventurada

Texto bíblico: Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

(Salmos 128:1-6)

Justificativa: O homem que tema ao Senhor e anda nos seus caminhos pode tomar posse das bênçãos de Deus e ter uma família bem-aventurada (feliz, feliz, feliz).


 

11. Tema: O valor de uma família

Texto bíblico: Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

(Lucas 15:8-10)

Justificativa: As maiores perdas da vida, são aquelas que perdemos dentro do nosso lar. Nossa família é o nosso maior tesouro.

 

12. Tema: O verdadeiro amor

Texto bíblico: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13:34,35)

Justificativa: A melhor forma de testemunhar do amor de Jesus Cristo através de nossas famílias é amando como Cristo nos amou.

 

Veja também Tema para Culto da Família (um projeto especial para o mês da família).

 

A família é um projeto de Deus que tem recebido inúmeros ataques do inimigo a fim de destruí-la. Por esse motivo, o culto da família merece atenção especial, esperamos abençoar o seu ministério com esses 12 temas para culto da família. Se o Senhor Jesus o chamou para esse ministério, faça-o com esmero e o Senhor que a tudo vê, o recompensará.

 

Jesus abençoe!



18 comentários:

  1. Maravilhoso temas parabéns Jesus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Muito bom os temas, que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Amei parabéns.Deus abençoe vc ricamente.💕

    ResponderExcluir
  4. Amei muito. Que deus continue abençoado 🙏

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!! Que Jesus vos abençoe! 🙏

    ResponderExcluir
  6. Quero compartilhar whastzap é bênçãos

    ResponderExcluir

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)