A missão da igreja em tempos de pandemia

A missão da igreja em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia a igreja encontra-se fechada, os cultos dominicais e as reuniões dos pequenos grupos ou células estão suspensos, a fim de se evitar aglomeração de pessoas e consequente proliferação do vírus. 

A recomendação de se manter o distanciamento social impossibilita que muitas estratégias evangelísticas sejam colocadas em prática. 

Se a igreja não pode abrir as portas, se o exército de Cristo não pode sair às ruas pregando o evangelho da salvação, como, então, a igreja pode cumprir sua missão em tempos de pandemia? 

É tempo de criar estratégias ministeriais que atendam a nova realidade imposta pela covid-19. 

ministérios digitais na igreja

Um novo ministério surge dentro da igreja com a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de se manter o distanciamento social. O uso intensivo da internet e das mídias sociais para continuar com as atividades ministeriais e compartilhar o evangelho com as pessoas se faz imperativo nesse momento de crise. Surge o ministério digital. 

Com o uso da internet e das mídias sociais, os cultos podem ser transmitidos e acompanhados por toda a igreja ao vivo. O link da transmissão pode ser compartilhado nas redes sociais possibilitando que um maior número de pessoas seja alcançado. 

O cuidado pastoral pode ser feito através de mensagens de texto, áudio, vídeos e chamadas de vídeos, há vários aplicativos disponíveis para este fim. 

As reuniões dos pequenos grupos não podem e não precisam parar. Cada célula pode ter um grupo particular no whatsapp onde a comunhão será mantida, as reuniões nos lares podem ser substituídas por “chamadas de vídeo em grupo”. As reuniões podem ter um período de tempo reduzido, porém, com oração, louvor e ministração da palavra. 

Grupos de oração online no whatsapp ou outro aplicativo podem ser criados neste período de crise, as pessoas estão com medo, com dúvidas, passando por período de dificuldade financeira, enfermidades e perdas de entes queridos, por todos esses motivos carecem de oração. Além de ser uma excelente estratégia para manter a comunhão dos santos durante a quarentena. 

Estratégias de evangelismo online devem ser adotadas pelo ministério de missões e evangelismo, a sociedade em geral enfrenta um período de medo e ansiedade, tempo oportuno para levar-lhes uma mensagem de esperança, fé e salvação. 

Mesmo com tantas possibilidades digitais, a igreja de Jesus Cristo não pode, simplesmente, ficar em casa e ignorar a necessidade do próximo. A igreja precisa cuidar dos grupos mais vulneráveis. 

É necessário que alguns ministérios continuem com suas atividades, com os devidos cuidados para manter a segurança de todos, durante o período de quarentena. 

Está escrito que “a verdadeira religião, aos olhos de Deus, pura e sem falhas, consiste em amparar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” (Tiago 1:27). É necessário cuidar das viúvas, prestar assistência aos idosos, aos órfãos, aos desempregados e aos enfermos. Criar um banco de alimentos para doação e um serviço de assistência social para atender aos mais carentes é uma ação que levará vida e esperança a muitos. 

Missões e evangelismo doação de alimentos

Em tempos de quarentena, muitos cristãos deixaram de entregar seus dízimos e ofertas. Por um lado, o número de entradas diminuiu, por outro, o número de necessitados na congregação e vizinhança aumentou e a igreja precisa fazer algo para ajudá-los. 

Uma ideia é criar uma espécie de boletim missionário online para informar a congregação das ações que a igreja tem tomado, neste boletim é possível pedir ofertas para ajudar no ministério. 

É importante, também, oferecer opções para que os membros ofertem e/ou dizimem sem sair de casa, o que pode ser feito através de transferência online, depósito em conta, ofertas através de botões de pagamento do PagSeguro e/ou Mercado Pago, ou ainda, um obreiro pode recolher as ofertas nas casas dos ofertantes. 

Os dias são difíceis e pode ser que fiquem ainda pior, mas a igreja de Jesus Cristo precisa seguir firme em seu propósito de pregar o evangelho das boas novas, como está escrito “todos os dias ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo (Atos 5:42). 

Nada pode impedir que a igreja de Jesus Cristo cumpra sua missão, nem mesmo a covid-19.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)