Os 7 piores erros da Administração Eclesiástica

 Administração Eclesiástica
 

A administração eclesiástica é um grande desafio para a Igreja de Jesus Cristo. O pastor, presbítero ou líder da congregação é desafiado a interpretar as necessidades do corpo de Cristo e a criar ações através do planejamento, organização, direção e controle, a fim de alcançar um bom nível de desenvolvimento e crescimento da igreja em todos os ministérios e departamentos.

Por esse motivo, no conteúdo de hoje, listaremos os 7 piores erros da administração eclesiástica. Nosso objetivo é ajudá-lo em sua missão de liderar e administrar sua igreja com efetividade.

 

Os 7 piores erros da Administração Eclesiástica

 

1. Não orar

O maior erro da administração eclesiástica é ousar pôr em prática qualquer ação sem antes entregar a Deus em oração. A oração deve estar na mesma medida de todos os esforços realizados pela equipe da liderança cristã.

Deus deseja participar ativamente do desenvolvimento e crescimento da sua igreja através da oração.

 

2. Não planejar

Muitos líderes pecam por não planejar ações para o bom andamento da congregação. A boa administração eclesiástica planeja cada passo da igreja cuidadosamente, sempre buscando a vontade de Deus para o corpo de Cristo e visando o crescimento do Reino.

A função da liderança cristã é planejar, organizar, dirigir e controlar as ações que envolvem os ministérios e departamentos, a fim de atingir o bom funcionamento e desenvolvimento da comunidade cristã.

 

3. Não estabelecer metas

Estabelecer metas é determinar onde se quer chegar. A administração eclesiástica deve estabelecer metas e criar caminhos para alcançá-las.

Quando a liderança estabelece metas e compartilha com a igreja, permite que o corpo de Cristo participe motivadamente das ações para alcançar o alvo.

 

4. Não delegar funções

Nenhum líder ou pastor de igreja poderá fazer tudo sozinho. Delegar funções, permitir que os membros estejam ativos e atuantes no corpo de Cristo e mobilizar a igreja é a melhor estratégia para o crescimento do Reino de Deus.

 

Veja Como Mobilizar a Igreja para o Crescimento.

 

5. Não capacitar a liderança

Em três anos de ministério, Jesus capacitou os 12 discípulos através do ensino e da prática ministerial, para que, após ressurreto, pudessem dar continuidade na obra do Reino e assim estabelecer sua igreja e levar a mensagem do evangelho até os confins da terra.

Seguir o exemplo de Jesus, capacitando a liderança, é a chave para o crescimento e bom andamento da igreja, o que configura, excelente administração eclesiástica.

 

6. Não ouvir a equipe de liderança

Ouvir a equipe de liderança e permitir que contribuam com a boa administração eclesiástica é demonstrar respeito, valor e gratidão para com aqueles que a compõe. Essa atitude conquista a lealdade e o zelo dos obreiros da casa do Senhor.

 

7. Não admitir erros

Alguns pastores ou líderes eclesiásticos temem admitir que “cometem erros”, pois acreditam que bons líderes não devem demonstrar suas fraquezas. Ao contrário, mostrar o quanto são falhos e dependentes de Deus, encoraja a equipe administrativa a fazer o mesmo. E assim, buscar a excelência em seu serviço.

 

Estes são os 7 piores erros da administração eclesiástica: não orar; não planejar; não estabelecer metas; não delegar funções; não capacitar a liderança; não ouvir a equipe de liderança; não admitir erros.

Portanto, ore, planeje, estabeleça metas, delegue funções, capacite os obreiros, ouça a sua equipe, admita seus erros e total dependência de Deus.

 

Nossa oração, desde já, é que este conteúdo seja uma benção para o seu ministério, que Deus o capacite para esta grande missão.

 

Conheça o e-book de LIDERANÇA CRISTÃ EFETIVA.

administração eclesiástica

Jesus abençoe o seu ministério!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)