Aula para Escola Bíblica Infantil: Geração Eleita

 Aula para Escola Bíblica Infantil

Preparar uma aula criativa e abençoada para a escola bíblica infantil é fundamental para o desenvolvimento espiritual das crianças. Em meio às muitas lições que podemos compartilhar, a ideia de ser parte da "Geração Eleita" traz consigo um significado profundo e inspirador.

Neste conteúdo especialmente dedicada à Escola Bíblica Infantil, veremos como transmitir esse conceito de uma maneira acessível e envolvente para os corações e mentes das crianças. Preparamos um plano de aula completo com atividades especiais para a próxima aula da escola bíblica infantil da sua igreja. Aproveite!

 

Plano de Aula Completo:

 

Tema: Geração Eleita

 

Versículo bíblico:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:9

 

Entendendo o versículo:

Geração Eleita: Isso se refere ao fato de que os crentes são escolhidos por Deus. É uma expressão de Eleição Divina, que destaca que Deus escolheu aqueles que o seguem para serem parte de sua família espiritual.

Sacerdócio Real: Esta expressão significa que todos os crentes têm acesso direto a Deus. No Antigo Testamento, apenas os sacerdotes podiam se aproximar de Deus no Templo, mas com a vinda de Jesus Cristo, todos os crentes têm acesso direto a Deus, sem a necessidade de um intermediário humano.

Nação Santa: Isso indica que os crentes são separados e consagrados para Deus. Eles são chamados a viver de acordo com os padrões de Deus, refletindo sua santidade em suas vidas.

Povo Exclusivo de Deus: Os crentes são considerados como propriedade exclusiva de Deus. Eles são seu povo escolhido e pertencem a Ele de uma maneira especial.

Para Anunciar as Grandezas de Deus: Este é o propósito principal de todas as identidades anteriores. Os crentes são chamados a proclamar as grandezas de Deus ao mundo ao seu redor. Eles são chamados a testemunhar sobre o que Deus fez em suas vidas e a compartilhar as boas novas do evangelho com os outros.

A frase final, "daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz", enfatiza a transformação que ocorre na vida dos crentes quando eles passam do estado de separação de Deus (trevas) para o estado de união com Ele (luz) através de Jesus Cristo.

Em resumo, este versículo destaca a identidade especial e o propósito dos crentes como parte da comunidade cristã, enfatizando sua relação com Deus e sua missão de proclamar as grandezas dele ao mundo.

 

Explicando para as crianças

 

Atividade Especial: Uma Jornada para Descobrir Nossa Identidade em Deus.

Objetivo: Levar as crianças a compreenderem e internalizarem os diferentes aspectos de sua identidade e propósito como parte da Geração Eleita.

 

Materiais necessários:

Espaço amplo para criar a trajetória (pode ser no chão, ao ar livre ou em uma sala grande)

Marcadores ou fita adesiva para marcar cada etapa da jornada

Cartões ou placas com os nomes das etapas da jornada

Imagens ou objetos representativos de cada aspecto (opcional)

 

Instruções:

Antes da aula, prepare a trajetória no espaço disponível, marcando cada etapa com os nomes das diferentes identidades e propósitos mencionados em 1 Pedro 2:9: "Geração Eleita", "Sacerdócio Real", "Nação Santa", "Povo Exclusivo de Deus" e "Para Anunciar as Grandezas de Deus". Você pode usar cartazes com os nomes colocados em diferentes locais ao longo da trajetória.


Aula para Escola Bíblica Infantil


A trajetória pode ser concebida como um labirinto, onde as crianças são desafiadas a navegar por um caminho sinuoso rumo ao entendimento e à descoberta. Assim como em um labirinto, cada curva e esquina representa uma nova etapa da jornada, oferecendo oportunidades para explorar e aprender sobre os conceitos apresentados. Ao percorrer o labirinto, as crianças são convidadas a enfrentar desafios, refletir sobre as lições ensinadas e aplicar seu conhecimento de maneira prática. O labirinto proporciona uma experiência interativa e envolvente, onde as crianças podem experimentar o processo de aprendizagem de forma lúdica e dinâmica, estimulando sua curiosidade e criatividade ao longo do percurso.

 

Reúna as crianças e introduza a jornada explicando que elas embarcarão em uma jornada espiritual.

 

Etapa 1: Geração Eleita

A professora começa a jornada explicando o significado de "Geração Eleita" para as crianças. Ela pode usar exemplos simples e acessíveis para transmitir a ideia de que Deus escolheu cada uma delas para ser parte de sua família espiritual. Pode-se enfatizar que ser parte da "Geração Eleita" significa ser especial e amado por Deus.

 

Etapa 2: Sacerdócio Real

Na segunda etapa, a professora explica o que é um "Sacerdócio Real". Ela pode comparar o papel dos sacerdotes no Antigo Testamento, que intercediam em nome do povo diante de Deus, com o papel dos crentes hoje, que têm acesso direto a Deus por meio de Jesus Cristo. Pode-se enfatizar que cada criança pode falar com Deus e contar com Ele em todas as situações.

 

Etapa 3: Nação Santa

Na terceira etapa, a professora aborda o conceito de ser uma "Nação Santa". Ela pode explicar que isso significa viver de acordo com os padrões de Deus e seguir seus mandamentos. Pode-se discutir como as crianças podem mostrar amor, bondade e obediência em suas vidas cotidianas, refletindo a santidade de Deus.

 

Etapa 4: Povo Exclusivo de Deus

Na quarta etapa, a professora fala sobre ser um "Povo Exclusivo de Deus". Ela pode destacar que Deus escolheu cada criança de maneira especial e que elas pertencem a Ele. Pode-se enfatizar o amor e o cuidado de Deus por cada uma delas, independentemente de quem são ou do que fazem.

 

Etapa 5: Para Anunciar as Grandezas de Deus

Finalmente, na última etapa, a professora explora o propósito de "Anunciar as Grandezas de Deus". Ela pode incentivar as crianças a compartilharem suas experiências com Deus, a falar sobre o que Ele fez por elas e a mostrar seu amor aos outros. Pode-se enfatizar que cada criança tem um papel importante em compartilhar o amor e as bênçãos de Deus com o mundo ao seu redor.

 

Reflexão: Termine a atividade com um momento de reflexão, onde as crianças possam compartilhar o que aprenderam e como planejam viver como parte da "geração eleita" em seu dia a dia. Isso pode ser feito através de uma roda de conversa, onde cada criança tem a oportunidade de compartilhar seus pensamentos e ideias.

 

Variação da atividade:

Outra maneira de aplicar a atividade é desenhando no chão um labirinto como o que vemos abaixo:


Aula para Escola Bíblica Infantil


No meio do labirinto coloque uma caixa com o versículo dentro. Peça para que algumas crianças passem pelo labirinto, uma de cada vez, e leiam o versículo, mas não digam nada. Incentive a memorização do versículo nesse momento da atividade.

 

Após passarem, pergunte o que leram, mostre o versículo para todos e explique cada parte do versículo.

 

Após a explicação, entregue a atividade de labirinto para que resolvam.


Atividade para imprimir:

Aula para Escola Bíblica Infantil - Atividade
 

Reflexão: Termine a atividade com um momento de reflexão, onde as crianças possam compartilhar o que aprenderam e como planejam viver como parte da "geração eleita" em seu dia a dia. Isso pode ser feito através de uma roda de conversa, onde cada criança tem a oportunidade de compartilhar seus pensamentos e ideias.


📚 Quer receber esta aula em PDF GRÁTIS para imprimir? 🌟

👉 Envie uma mensagem no WhatsApp para (21) 98337-2933 com a palavra-chave "Aula sobre Geração Eleita" e receba o material em PDF agora mesmo! 🚀✨

Não perca a chance de tornar suas aulas ainda mais didáticas e criativas. Estamos ansiosos para compartilhar recursos incríveis com você! 💖 

 

Que esta Aula para a Escola Bíblica Infantil sobre “Geração Eleita” seja uma bênção para as crianças do seu ministério. Que cada criança que venha a participar desta aula possa sentir-se verdadeiramente parte dessa geração eleita, compreendendo seu valor e chamado dentro do plano divino. Que elas cresçam na fé, na sabedoria e no amor, inspirando outros com sua luz e dedicação ao serviço de Deus.

Que Deus o abençoe e guie os seus passos, capacitando-o para um ministério abençoado. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)