Ilustrações para sermões

Ilustrações para sermões


Ilustrações para sermões são histórias, alegorias, anedotas, poemas, testemunhos, etc., que esclarecem o tema abordado pelo pregador, ajudando-o a tornar o sermão dinâmico e de fácil compreensão.

A bíblia é rica em ilustrações. O uso desta ferramenta no texto bíblico pode ser visto em 2 Samuel 12:1-7, no episódio em que o profeta Natã conta uma história de um homem pobre e sua única cordeira ao Rei Davi, pode ser visto também em Jeremias 18:1-6, na ocasião em que o Senhor diz ao profeta Jeremias que como barro na mão do oleiro, assim é Israel em suas mãos, ou ainda, quando Jesus conta uma de suas parábolas, uma espécie de alegoria que tem por objetivo ilustrar a verdade que se deseja ensinar.

A melhor fonte de ilustrações para sermões é a própria bíblia, pois nas sagradas escrituras encontramos alegorias, parábolas, biografias, relatos, poesia, etc., os escritores bíblicos também usaram essa estratégia para se comunicar.

Além da bíblia, outra fonte excelente de ilustrações para sermões é a literatura cristã. O hábito da leitura de bons livros, seja doutrinário, teológico, temático, biográfico, etc., garante ao pregador grande conhecimento e variedade de ilustrações.

O pregador pode ainda encontrar boas ilustrações para pregações em programas de televisão, testemunhos e até mesmo em filmes, porém deve-se observar a dignidade de tal fonte.


No vídeo abaixo, o professor de teologia dá três dicas úteis para obter boas ilustrações para o sermão. Confira!

1. Observe a sua volta.
2. Aprenda a contar histórias.
3. Estude bem o texto sagrado e entenda o que deseja ensinar. 

Como obter ilustrações para o sermão




Há casos em que o pregador cria suas próprias ilustrações, o que é louvável, desde que sejam inspiradas pelo Espírito Santo. Mas, como nem todos possuem o dom para tal ofício, existem boas coletâneas de ilustrações para pregações e ao pregador basta apenas escolher aquela que se encaixe melhor ao tema do seu sermão.

Conheça as 1000 Ilustrações para Sermões grátis. 

O curso Pregador Vocacionado do pastor Wallace Mello traz como bônus uma super coletânea com 2700 ilustrações para tornar seus sermões muito mais dinâmicos e envolventes. 

Conheça agora o Curso Pregador Vocacionado e garanta sua vaga e bônus premium de 2700 ilustrações para sermões.


Links importantes para pregadores







Conselhos úteis sobre o uso da ilustração


A ilustração para ser boa deve estar de acordo com a temática da pregação, deve passar pelo crivo da bíblia, da ética cristã e ser de fácil compreensão. O pregador deve evitar ilustrações filosóficas que dificultem a compreensão dos ouvintes.

É aconselhável o uso de pelo menos uma ilustração por sermão, porém, deve-se observar a quantidade certa de ilustrações em uma pregação e ter o cuidado de não tornar a ilustração mais importante que o texto bíblico. Usa-se a ilustração para aclarar a mensagem trazida pela passagem bíblica e não a passagem bíblica para aclarar a ilustração.

A narrativa da ilustração não deve tomar mais de 10% do tempo disponível para a pregação. Em um sermão de 40 minutos, não é aconselhável que a narrativa de uma ilustração ultrapasse 4 minutos.


Conclusão

Essa é uma ferramenta interessante, pois a ilustração ajuda a despertar o interesse do ouvinte e a tornar clara a verdade bíblica. Por isso, o bom pregador deve manter sua biblioteca de ilustrações sempre atualizada. 

Os maiores pregadores se utilizam das ilustrações para esclarecer seus ensinamentos. Faça-o você também!


Jesus abençoe o seu ministério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)