Evangelismo Infantil | As Melhores Estratégias

 Evangelismo Infantil

Evangelismo infantil é uma estratégia da igreja de Jesus Cristo para apresentar o plano da salvação aos pequeninos.

É através do evangelismo infantil que Deus nos usa para levar sua palavra e mostrar o caminho da salvação às crianças que não o conhecem. São crianças que não vão à igreja, que não têm pais cristãos ou que estão em situações especiais como em hospitais, abrigos, etc., e precisam ser alcançadas por Jesus. Deus conta com você para esta missão!

Fazer evangelismo infantil é obedecer ao Ide de Jesus que diz: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a TODA criatura” (Marcos 16:15). “Toda criatura” inclui, também, as crianças que ainda não foram alcançadas pelo milagre da salvação. Pois, ao contrário do que muitos pensam, a criança não está salva só por ser de pouca idade.

É tempo de ensinar a criança o caminho em que deve andar, ouça o chamado do Senhor, fique disponível e deixe que os pequeninos se acheguem ao reino de Deus. Leve a mensagem da salvação para onde houver uma criança, seja na igreja, na rua, na escola, no abrigo (...). Faça a sua parte!

Veja também 21 ideias para o ministério infantil

 

“Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos

tais é o Reino de Deus”

(Mateus 19:14; Marcos 10:14 e Lucas 18:16)

 


Evangelismo Infantil

Por que devemos evangelizar as crianças?

Porque as crianças precisam conhecer Jesus.

Porque elas precisam saber o caminho em que devem andar.

Porque elas precisam se preparar para enfrentar as tentações e provações deste mundo.

 

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.

(Provérbios 22:6)

 

Onde devemos evangelizar as crianças?

Em casa

Os pais recebem de Deus uma grande missão: amar, cuidar, educar e instruir o menino nos caminhos do Senhor.

É comum lembrarmos de Jó como um homem de paciência e fé, um homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1:1). Mas, será que lembramos ou atentamos para o pai zeloso que era Jó?

Jó era um homem de muitas posses, era o maior do oriente (Jó 1:3). Nasceram-lhe sete filhos e três filhas (Jó 1:2) e certamente, não lhes faltava nem amor, nem coisa alguma. Porém, Jó sabia que isso não era o suficiente, e sendo o pai que Deus queria que ele fosse, apresentava os filhos continuamente diante de Deus.

 

Chamava Jó a seus filhos e os santificava, levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, ... (Jó 1:5).

 

Os pais devem falar de Jesus a seus filhos, ensinar-lhes a palavra de Deus, cantar e orar juntos, e realizarem o culto doméstico, para que os filhos, mesmo depois de adultos, não se desviem dos caminhos do Senhor.

 

Na igreja

A igreja pode chegar até as crianças através da escola bíblica dominical, da escola bíblica de férias, escola bíblica nos lares, eventos em datas especiais como o dia das crianças, campanhas evangelísticas e outros, onde poderá convidar a comunidade e oferecer atrações infantis, como teatro de bonecos e, finalmente, apresentar o plano da salvação para as criancinhas.

Além disso, mais de 90% dos pais cristãos delegam a responsabilidade da educação cristã dos filhos à escola bíblica infantil, o que torna o evangelismo infantil uma atividade indispensável para a igreja.

 

Em lugares especiais

Algumas crianças encontram-se em lugares especiais e temos de ir até elas para evangelizá-las. Talvez você tenha de encontrá-las em hospitais, orfanatos, nas ruas, etc. Prepare-se anteriormente, e se não for possível reunir-se com elas, entregue algum material evangelístico.

 

Como falar de Jesus para uma criança?

Na fase inicial da vida não há necessidade de falar de pecados e de culpas para uma criança, basta encher o coraçãozinho dela com a palavra de Deus, com louvores e oração, dessa forma ela crescerá com um coração obediente e temente a Deus.

Já em uma idade mais avançada, quando a criança já tem discernimento do que é certo e do que é errado e pode entender que comete erros, que pode pecar contra Deus, pode-se então falar que, Jesus morreu em seu lugar e convidá-la a aceitar a Jesus Cristo como seu salvador e conduzi-la em oração.

 

Veja abaixo, como ensinar a mensagem da salvação para as crianças:

De 2 a 5 anos

Nessa idade as crianças ainda não sabem ler e têm um período de atenção curto.

Dica: Use palavras simples. A oração deve seguir o modelo: o professor fala, os alunos repetem. Conte histórias, mas não ultrapasse o período de 5 minutos, ou se dispersarão.

 

De 5 - 9 anos

Nessa idade as crianças estão aprendendo a ler e são muito curiosas, adoram fazer perguntas.

Dica: Introduza as primeiras verdades bíblicas, incentive-os a investigar, perguntar. E desafie-os a memorizar versículos bíblico.

 

De 9 - 12 anos

Nessa idade as crianças sabem ler, têm boa memória e estão prontas para uma decisão pessoal de seguir a Cristo.

Dica: Incentive-os a orar e a ler a Bíblia por si mesmos. É hora de aprender e praticar a palavra de Deus.

 

Estratégias para a evangelização com crianças

Antes de começar tenha certeza de que Deus tem um chamado para sua vida através do ministério infantil, ore a respeito e medite na palavra de Deus para conhecer Sua vontade já revelada nas sagradas escrituras. Ore pedindo a Deus direcionamento e planeje cuidadosamente cada passo do evangelismo infantil.


Veja abaixo algumas estratégias e métodos que você poderá utilizar nessa obra:

A escolinha bíblica infantil é uma excelente forma de a igreja chegar até as crianças e apresentar-lhes o plano da salvação. Pode ser por meio da escola bíblica dominical, escola bíblica de férias, escola bíblica nos lares e/ou outras realizadas em comemoração a alguma data especial, como o dia da bíblia, dia das crianças, dia de missões, etc. 


Clique abaixo e conheça o plano de aula para o Ministério Infantil.

Plano de aula para ministério infantil


Professor, prepare-se com antecedência, seja criativo, utilize visuais (cartazes, fotos, figuras, objetos), músicas, e etc.

Faça teatro, fantoche e conte histórias. Essa é uma boa estratégia para pessoas criativas e com bastante desenvoltura. Tanto o teatro, o fantoche, como o contador de histórias, podem apresentar-se em igrejas, escolas, teatros, abrigos, orfanatos, creches, entre outros. Será necessário preparar o próprio material ou adquiri-lo em alguma livraria evangélica.

Faça gincanas bíblicas. A gincana bíblica é uma ótima maneira de incentivar as crianças a prática da leitura bíblica e a memorização de versículos. Aproveite, seja criativo e alcance crianças para Jesus.

Apresente o plano da salvação. O evangelismo infantil pode sim utilizar estratégias como a recreação infantil para atrair as crianças da comunidade, mas o grande objetivo é apresentar Jesus como salvador mundo. Então, apresente o plano da salvação.

 

Estratégia para apresentar o plano da salvação

O livro sem palavras



O que significa:

Dourado: O céu, a luz e o amor de Deus (Jeremias 31:3; João 3:16; Lucas 24:50-53, Atos 1:9-11, Apocalipse 21 y 22; João 14:2)

Preto: O pecado (Genesis 2:7, 3:24; Romanos 3:1-31; Romanos 5:6-9)

Vermelho: O sangue de Jesus (1 Coríntios 15:3-4; Lucas 2:1-20; Lucas 23:27-38; Juan 19:1-42; I Juan 1:7b)

Branco: A pureza (Fazer o apelo) (Mateus 27:57, 28:15; João 19:38, 20:18; I Coríntios 15:17; Romanos 4:25; Salmos 51:7b)

Verde: O crescimento em Jesus Cristo (II Pedro 3:18; I Pedro 2:2; Filipenses 4:4-8; Mateus 18:19-20; Marcos 16:15)

 

Com balões: Coloque os balões dentro de um saco de lixo preto para que nenhuma criança veja as cores. Tire um balão por vez na sequência das cores: dourado, preto, vermelho, branco e verde. Depois de explicar o que significa a cor do balão, deve-se estourá-lo. Coloque o versículo bíblico que comprova o que você explicou dentro do balão. Você pode dar um balão para cada criança, cada um estoura o seu balão e realiza a leitura do versículo encontrado dentro do mesmo.

 

Com uma roleta: Faça uma roleta com as cinco cores (dourado, preto, vermelho, branco e verde). A roleta deverá ter uma seta. A medida que a roleta vai passando pelas cores, você vai explicando o que significa cada cor e contando a história do livro sem palavras.

 

Com caixas coloridas: 5 caixas de cinco cores (dourado, preto, vermelho, branco e verde). Coloque os versículos dentro de cada caixa.

 

Com avental: Um avental com cinco bolsos de cores diferentes (dourado, preto, vermelho, branco e verde). Coloque os versículos dentro dos bolsos, retire-os e leia-os a medida em que for contando a história.

 

Seja criativo: Seja criativo e crie um jeito diferente para contar a história do livro sem palavras.

 

Dica: Dê um livro de presente para cada criança ou confeccione-o com os pequeninos. Desafie-os a contar a história do livro sem palavras para os amiguinhos e familiares.


Veja também 21 ideias para o ministério infantil.

 

A melhor estratégia para o Evangelismo Infantil

Se você deseja saber qual é a melhor estratégia para o evangelismo infantil na sua igreja, ore e busque a vontade de Deus. A melhor estratégia é aquela executada sob a direção divina.

 

Esses são apenas alguns exemplos, você poderá utilizá-los ou orar a Deus e criar algo novo.

Esteja disponível para o Senhor e ele fará maravilhas através da sua vida.

Jesus abençoe o seu ministério!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)